Um técnico de manutenção da companhia aérea Azul renomeou um avião Airbus A320 com o nome de “Bozo2022”. Algumas plataformas de rastreio de aviões, como o FlightRadar24, registraram o nome do avião. A aeronave estava estacionada no hangar da empresa, no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
A mudança do nome do avião para “Bozo2022” é uma alusão ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Azul, a mudança ocorreu na tarde do dia 4 de outubro, dois dias depois do primeiro turno das eleições. A empresa ainda informou que houve “um erro, já corrigido, na mensagem enviada pelo transponder”. O transponder é um sistema de identificação e comunicação das aeronaves.
A companhia aérea ainda acrescentou que tomará todas “as medidas disciplinares cabíveis”.
Como apurado pelo site Aeroin, esta não é a primeira vez que uma mensagem de cunho político é utilizada na identificação de aviões no Brasil. Na segunda-feira (3), um jato executivo registrado no nome da empresa frigorífica Masterboi Ltda. esteve voando com a identificação “LULALADRAO”. A aeronave exibiu a mensagem ao longo de toda sua trajetória, entre Recife e Brasília.
Em setembro, um avião que pertence a Antônio Lucena de Barros, grande pecuarista do Pará, também fez o seu trajeto com a mensagem “BOZO2022” sendo emitida pelo transponder.
Avião da Azul transmite sinal com mensagem muito usada nas discussões políticas recenteshttps://t.co/WXJnHX52er
— AEROIN (@aero_in) October 4, 2022