obrigatoriedade

Uber se pronuncia sobre uso do ar-condicionado em corridas

Discussão sobre obrigatoriedade ou não do aparelho é frequente entre passageiros e motoristas

STF vai pacificar polêmica sobre vínculo de trabalho por aplicativo
Plenário do STF avaliará o tem a partir desta sexta-feira (23) – Crédito: Reprodução

A plataforma de corridas por aplicativo Uber emitiu um comunicado, na última segunda-feira (15), sobre o uso do ar-condicionado durante as viagens. Afinal, o motorista é obrigado ou não a ligar o aparelho?

Publicidade

A questão é alvo de discussões frequentes em redes sociais entre passageiros e motoristas e em Campo Grande já virou até caso de briga. Em setembro de 2023, um homem registrou o momento em que foi ameaçado com um facão por um motorista após discussão sobre o uso do ar-condicionado em um dia em que a temperatura chegou aos 36ºC.

As sucessivas ondas de calor que Mato Grosso do Sul enfrenta desde a primavera aumentam o número de pedidos para ligar o ar-condicionado. De um lado, clientes esperam corridas mais agradáveis e em alguns casos até aceitam pagar a mais pelo conforto térmico. Por outro lado, motoristas de aplicativo reclamam da baixa remuneração dada pelas plataformas e alegam que a conta no fim do dia não fecha se o aparelho ficar ligado.

“Sindicato dos motoristas tinha que fazer uma carta de resposta solicitando reajuste na tarifa, reivindicações de segurança e incentivo à classe trabalhista”, afirmou um usuário nas redes sociais sobre a política da plataforma.

“Rapaz, andar o dia inteiro com ar-condicionado ligado e com esses valores que a Uber anda mandando pra gente dá no mesmo que ficar em casa. Meu carro é 1.0 e gasta, eu só ligo depois das 10 da manhã e olhe lá. [sic] Cê tá doido que vou gastar para agradar passageiro. Se a Uber pagasse melhor, com certeza eu ‘torava’ o ar o dia inteiro”, disse outra pessoa.

Publicidade

* Leia a matéria completa em Mídia Max.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.