Ucrânia acusa Rússia de atirar em comboio de civis

zelensky-acusa-russia-ataque-civis
(Crédito: Chris McGrath/Getty Images)

O serviço de inteligência da Ucrânia acusou a Rússia, neste sábado (12), de atirar contra um comboio que estava retirando mulheres e crianças do vilarejo de Peremoha, na região de Kiev, capital ucraniana, matando sete pessoas, incluindo uma criança.

Publicidade

“Após o ataque, os ocupantes forçaram o restante da coluna a voltar a Peremoha e não estão permitindo que eles saiam da vila”, disse o serviço de inteligência em um comunicado. De acordo com a Reuters, o total de feridos ainda é desconhecido.

A Rússia nega estar tentando atingir civis desde o começo da invasão em 24 de fevereiro e coloca a culpa em ucranianos por obstáculos nas tentativas de retirar pessoas das regiões mais afetadas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse neste sábado que, por causa do conflito, algumas pequenas cidades ucranianas não existem mais.

ONU estima número de mortes

Pelo menos 579 civis foram mortos, incluindo 42 crianças, e mais de mil ficaram feridos na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No balanço anterior, a entidade havia informado que 564 pessoas perderam a vida e 982 ficaram feridas no conflito que já dura 17 dias. Segundo a ONU, o número real pode ser significativamente muito maior.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.