NEPOTISMO CONCURSADO

USP cancela concurso público de enfermagem por suspeita de fraude

Investigação apura vazamento de gabaritos. As suspeitas de terem sido favorecidas acertaram 100% das questões da prova.

Supostas beneficiadas são parentes de funcionário que trabalhou na conferência do gabarito (Crédtios: Marcos Santos/USP imagens)

O concurso para técnicos de enfermagem para o Hospital Universitário da USP foi anulado nesta sexta-feira (22) após suspeita de fraude na realização da prova. A Universidade optou por realizar uma nova prova.

Publicidade

A Comissão de Apuração da USP começou a investigar a suposta fraude quando participantes do concurso foram até a ouvidoria após repararem que a primeira e segunda colocada tinham o mesmo sobrenome (mais tarde descobriram que se tratavam de irmãs) e acertaram todas as 40 questões da prova.

De todos os 7 mil candidatos que fizeram a prova, apenas as duas irmãs gabaritaram todas as questões.

Segundo a Comissão da Apuração, foram relatados problemas de segurança na conferência do gabarito devido a conflitos de interesses envolvendo a participação de um parente das supostas beneficiadas no processo. Apesar desse posicionamento, a USP não se manifestou se houve ou não fraude ou interferência no concurso, alegando apenas qu não existem provas que confirmem as acusações.

O concurso oferecia 22 vagas para técnicos de enfermagem no Hospital Universitário com salários de R$4.923,45,  R$45,00 de VR por dia e uma carga de 36 horas semanais.

Publicidade

A USP irá remarcar a prova do concurso para outra data (ainda não divulgada) e com questões elaboradas por outra banca.