O YouTube realiza nesta quinta-feira (18) o evento Vozes Negras da Mídia, um fórum online ao vivo sobre diversidade racial na mídia brasileira. Aberto ao público e com transmissão no canal YouTube Criadores das 9h30 às 11h30, especialistas em mídia, comunicadores e a equipe do YouTube irão abordar o impacto das vozes negras na sociedade e na cultura por meio dos seus canais digitais.
“Nutrir e desenvolver um ecossistema de criadores mais diverso e representativo é um compromisso diário do nosso time. Sabemos que existe uma ampla comunidade de profissionais de mídia e uma robusta liderança de pensamento negro no Brasil interessadas em trabalhar de forma mais proativa para promover a representação racial em diferentes setores e o YouTube pode ser uma excelente ponte para que isso aconteça. Acredito que esse tipo de conexão pode levar a uma mudança real no ambiente das empresas de mídia”, explica Ligia Lima, gerente de parcerias do YouTube Brasil e coordenadora do projeto.
Entre os participantes estão Talíria Petrone, deputada federal pelo Rio de Janeiro; Guta Nascimento, diretora da revista CLAUDIA; Thiago Amparo, professor da FGV Direito SP e da FGV RI; e Pedro Borges, co-fundador e editor-chefe do portal Alma Preta.
O fórum Vozes Negras da Mídia faz parte de uma série de iniciativas da plataforma para fomentar produtores de conteúdo negros no YouTube, entre elas, a criação de um fundo de financiamento a esses criadores.
Em janeiro, a plataforma de vídeos anunciou globalmente a primeira turma de selecionados, incluindo 35 brasileiros de destaque em diversas áreas, como Péricles, Nath Finanças e 10ocupados, que receberão recursos para investir em produção de conteúdo.