Novidade a Caminho

Abarth 500e: pequeno, desportivo e 100% elétrico

A montadora italiana apresentou o compacto cem por cento elétrico na Europa.

Abarth 500e: pequeno, desportivo e 100% elétrico
O novo Abarth 500e, apesar de seu tamanho, promete conquistar espaço (Crédito: Reprodução/Parabrisas)

Com este modelo a marca completa a sua gama na Europa. Vale lembrar que a Abarth apresentou no Brasil sua versão do Pulse, modelo que chegará à Argentina em 2023.

Publicidade

O pequeno compacto é desenvolvido com base no Fiat 500e, produto da casa italiana que, graças à sua arquitetura elétrica, oferece uma distribuição de peso mais eficaz, embora no caso desta variante preparada pela marca escorpião, ofereça melhorias no torque e uma maior distância entre eixos.

Além disso, dizem eles, é mais rápido e atraente na condução urbana e suburbana. Para o lançamento eles criaram uma edição super equipada chamada Scorpioníssima.

Essa melhora de desempenho de que falamos acima aparece, por exemplo, na aceleração de 0 a 100 km/h, teste que ele realiza em menos de 7 segundos.

É que o Abarth 500e está equipado com um motor de 154 CV e 24 kgm de binário que é alimentado pela energia fornecida por uma potente bateria de 42 kWh de capacidade.

Publicidade

É combinado com um sistema de gestão que oferece três modos de condução: Touring, Scorpion Street e Scorpion Track. No primeiro, a aceleração é mais suave e a potência disponível nesse caso é de 136 cv, enquanto o torque é limitado a 22,5 kgm.

No modo Scorpion Street, oferece desempenho máximo enquanto aumenta a frenagem regenerativa. Ambos os modos oferecem a possibilidade de dirigir com um pedal. O Scorpion Track foi projetado para aqueles que desejam o máximo em desempenho.

O Abarth 500e está equipado com o sistema de carregamento rápido de 85 kW: bastam menos de 5 minutos para acumular uma reserva de marcha suficiente para percorrer cerca de 50 quilómetros. Para atingir 80% de autonomia, você precisa de cerca de 35 minutos por meio de uma caixa de carregamento rápido.

Publicidade

Este modelo é o primeiro citadino que pode ser equipado com o Sound Generator, um sistema que reproduz o som de um Abarth a gasolina.

Para o lançamento, eles projetaram uma versão chamada Scorpioníssima com detalhes exclusivos, como rodas de liga leve de 18″ cinza titânio revestidas com diamante, teto fixo de vidro, pedais esportivos de aço, detalhes em cinza titânio e soleiras das portas em aço, com a marca Abarth em relevo. A cor do corpo também é especial: verde ácido ou azul venenoso. Os bancos têm design esportivo e estofamento em alcântara.

Possui o equipamento de infoentretenimento Uconnect com tela sensível ao toque de 10,25”, sistema de navegação integrado e novas Performance Pages (páginas de desempenho), em tela avançada com novos gráficos. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto,

Publicidade

Claro, ele oferece ADAS: informações de sinais de trânsito, frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de velocidade inteligente, assistente de manutenção de faixa, detecção de motorista sonolento, detector de fadiga, controle de cruzeiro, detecção de ângulo e chamadas de emergência.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.