SUV superesportivo

Conheça a Lamborghini Urus Performante

Com um propulsor que entrega 666 CV, este touro selvagem pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 306 km/h.

Conheça a Lamborghini Urus Performante
A marca italiana laçõu a versão mais agressiva da linha Urus (Crédito: Harold Cunningham/Getty Images)

O universo SUV atingiu todos os segmentos. Entre os carros esportivos, é claro, também existem utilitários esportivos, muitos deles preparados para entregar grandes emoções. A Urus Performante é quem ocupa esse lugar na visão da Lamborghini.

Publicidade

Esta é a variante mais extrema da linha Urus e, para chegar a essa posição, os engenheiros da empresa italiana aplicaram modificações no produto original.

Um dos trabalhos mais importantes aparece na redução de peso para a qual a fibra de carbono aparece em diferentes setores, incluindo o teto, o capô e o divisor.

Ela adiciona uma entrada de ar sobre as rodas dianteiras, novas aberturas no capô e um spoiler traseiro redesenhado, destinado a aumentar a força descendente traseira em 38%.

Entre outros ajustes, é preciso destacar que as molas de suspensão são novos elementos que conseguem baixar a altura do chassi em cerca de 20 mm. Com esteiras estendidas de 16 milímetros e outras mais largas, a Urus Performante monta rodas de liga leve de 23 polegadas opcionais ou rodas de 22 polegadas como padrão, que possuem parafusos de titânio e são equipados com pneus Pirelli Trofeo R especialmente desenvolvidos. As novas saias aumentam seu comprimento em 25 mm.

Publicidade

O para-choque traseiro inferior e o difusor também são de fibra de carbono.

Na cabine, tem Nero Cosmus preto Alcantara como padrão com novo design de costura hexagonal para os bancos. O pacote Performante com couro faz parte do equipamento opcional.

O motor também foi ajustado para aumentar a potência de 16cv para 666cv, e seu peso foi reduzido em 47kg, dando a este modelo a melhor relação peso-potência em sua classe de 3,2kg/cv. O torque máximo é de 850 Nm entre 2.300 e 4.500 rpm, potência que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir velocidade máxima de 306 km/h.

Publicidade

O  também freia como um carro esportivo: de 100 km/h a zero, percorre 32,9 metros.

Para gerir essa potência, dispõe de modos de condução: Strada, Sport, Corsa e Rally.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade