o futuro chegou

EUA: Primeiro carro elétrico voador recebe autorização para uso; saiba o valor

O automóvel atinge uma velocidade de até 320 quilômetros por hora em vias públicas e 177 km/h no ar

carro-voador-eua
(Crédito: Divulgação)

Nos Estados Unidos, uma novidade promete, em breve, tomar conta do céu do país. É carro voador elétrico Model A, da empresa Alef Aeronautics, o primeiro do gênero a receber uma permissão legal para testar o veículo na estrada e também nas alturas.  Ele agora tem o aval da Administração Federal de Aviação (FAA). Pode parecer cena de ficção científica, mas logo será realidade ver por aí este carro elétrico de decolagem e pouso vertical.

Publicidade

O carro voador tem a capacidade de acomodar até duas pessoas e atinge uma velocidade de até 320 quilômetros por hora em vias públicas. Já no ar,  ele tem alcance de voo de 177 quilômetros por hora. Os protótipos já estão sendo testados desde 2019 e o carro voador  deverá estar disponível a partir de 2025 por cerca de R$ 1,4 milhão.

A certificação, no entanto, limita os locais e a finalidade para a qual o carro pode voar e deve seguir padrões de segurança da Administração Nacional de Segurança Rodoviária. O CEO da empresa, Jim Dukhovny, diz estar “esperançoso”.

De acordo com o Código de Regulamentações Federais, a empresa é obrigada a relatar quaisquer problemas, incluindo o mau funcionamento ou defeitos do carro, à agência do governo dos Estados Unidos durante o desenvolvimento e teste do carro voador.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.