Carros

O Ford Focus vai dizer adeus, vem novidade por aí?

A Ford continuará a implementar sua estratégia de oferecer picapes e utilitários esportivos. Assim, o modelo de sucesso está com os dias contados…

O Ford Focus vai dizer adeus, vem novidade por aí?
O mercado de SUVs está aquecido e as fabricantes seguem a onda (Crédito: Darrell Ingham /Allsport/ Getty Images)

Nos últimos anos da última década, a Ford começou a eliminar parte de seu portfólio de carros, tanto entre sedãs quanto hatchbacks, e o Ford Focus está entre eles.

Publicidade

A ideia da empresa americana é apostar em SUVs e picapes devido a “novas tendências”, apesar de em alguns mercados os usuários continuarem a preferir carros clássicos de quatro ou cinco portas.

O Ford Focus e o Ford Fiesta foram retirados de vários mercados, enquanto as novas gerações viram a luz na Europa. Logo depois, o Mondeo seguiu o exemplo e Ka também se despediu com o fechamento das fábricas no Brasil.

No entanto, no Velho Continente encontraram algum apoio, apesar da crise dos semicondutores e dos novos gostos dos clientes, alguns destes modelos parecem ter os dias contados.

O Focus é um deles. Após o fim da produção na Argentina em 2019, a quarta geração começou a ser comercializada do outro lado do Atlântico. Embora tenha adotado um novo estilo e adicionado melhorias de equipamentos e ganhado motores mais ecológicos, da marca oval eles anunciaram que em 2025 se despedirá do mercado.

Publicidade

Os detalhes revelados pela Automotive News vêm de mãos dadas com a diminuição da produção na fábrica de Saarlouis (Alemanha) e com o aumento de outros segmentos, como os SUVs mais baratos com a Puma no comando.

“Estamos procurando outras oportunidades alternativas para a produção de veículos em Saarlouis, incluindo outros fabricantes”, disse Stuart Rowley, presidente da Ford na Europa.

Por enquanto, sabe-se que o Focus tem mais alguns anos na linha de montagem, mas há dúvidas sobre seu sucessor.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.