366 dias

Ano bissexto: Entenda por que ele acontece e como funciona

O ano bissexto foi introduzido no calendário Juliano pelo imperador romano Júlio César no século I a.C

O ano bissexto foi introduzido no calendário Juliano pelo imperador Júlio César no século I a.C. para alinhar o calendário solar e o lunar
Ano bissexto: Entenda por que ele acontece – Crédito: Canva Fotos

2024 marca a chegada de mais um ano bissexto. Mas o que exatamente isso significa e por que acontece? Os anos bissextos são aqueles que contêm um dia a mais do que os anos comuns, totalizando 366 dias em vez dos habituais 365. Esse dia extra é adicionado ao mês de fevereiro e ocorre a cada quatro anos. O ano bissexto foi introduzido no calendário Juliano pelo imperador romano Júlio César no século I a.C., como uma forma de corrigir o descompasso entre o calendário solar e o calendário lunar.

Publicidade

Em entrevista ao G1, Rui Calares, coordenador do Cursinho da Poli (SP) e professor de geografia, explica que se o dia 29 não fosse colocado a cada 4 anos para um “reajuste”, esse detalhe bagunçaria até a nossa economia.

Essa correção é necessária porque o ano solar, que é o tempo que a Terra leva para completar uma órbita ao redor do Sol, não é exatamente igual a 365 dias. Na verdade, leva aproximadamente 365 dias e 6 horas. Sem os anos bissextos, o calendário acabaria se desalinhando com as estações ao longo do tempo.

“Aconteceria uma desconexão entre as datas do ano civil e as estações do ano. Isso atrapalharia a agricultura, por exemplo, e as datas de plantio e colheita.”, explica Calares.

O Astrônomo Thiago Rigel também falou ao site G1 sobre como surgiu a percepção dessa necessidade: “no Egito, por exemplo, os povos sabiam que, quando uma estrela ‘X’ aparecia no céu, o rio ficaria cheio e seria uma boa época para plantações. Só que isso acontecia, vamos supor, em 1º de setembro em um ano. Depois, caía em 2, 3 ou 4 de setembro. Eles perceberam que precisavam fazer, então, uma correção no calendário, para sincronizar os fenômenos astronômicos com a vida humana”, explica.

Publicidade

Tem alguma exceção?

A cada quatro anos, um dia extra é adicionado para compensar essas horas extras acumuladas, mantendo o calendário civil sincronizado com as estações do ano.

No entanto, essa regra tem uma exceção: os anos múltiplos de 100 não são bissextos, a menos que sejam divisíveis por 400. Isso significa que o ano 2000 foi bissexto, mas os anos 1700, 1800 e 1900 não foram.

Em resumo, os anos bissextos são uma correção necessária para manter o calendário alinhado com as estações do ano, garantindo que os eventos sazonais ocorram nas datas esperadas. Então, enquanto desfrutamos desse dia extra em fevereiro, podemos apreciar a complexidade por trás da simplicidade do calendário que governa nossas vidas diárias.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.