NEUROTOXINA

Cabeça-de-martelo: o verme tóxico que pode até matar pequenos animais domésticos

Algumas espécies não têm mais de 2,5 centímetros de comprimento, enquanto outras podem chegar até 38 centímetros

Cabeça-de-martelo: o verme tóxico que pode matar pequenos animais domésticos
O verme cabeça-de-martelo tem a capacidade se regenerar mesmo se for cortado em vários pedaços (Crédito Foto: Reprodução)

O verme cabeça-de-martelo tem o corpo longo e magro. Estes vermes possuem a cabeça que se parece muito com um martelo e estão cobertos de muco tóxico. E eles estão escondidos nos Estados Unidos há muito tempo.

Publicidade

Os vermes têm cabeças curvas distintas, corpos listrados que variam em tons de amarelo claro a marrom escuro, passando pelo vermelho, e podem produzir tetrodotoxina – uma neurotoxina encontrada em baiacu e polvos de anéis azuis.

A tetrodotoxina, que interrompe a sinalização dos neurônios para os músculos, pode adoecer os animais de estimação se eles comerem os vermes, de acordo com o Departamento de Proteção Ambiental de Nova Jersey; em alguns casos raros, a toxina pode matar animais de menor porte.

O contato direto com os vermes pode causar irritação da pele em humanos, mas os efeitos podem ser mais graves se as toxinas entrarem no corpo por meio de um corte.

Algumas espécies não têm mais de 2,5 centímetros de comprimento, enquanto outras medem até 38 centímetros. Se você cortá-los em pedaços, cada parte se regenerará em um verme completo.

Publicidade

Os vermes são conhecidos em todo o sudeste dos Estados Unidos e, com os recentes registros em Washington, DC, os nova-iorquinos podem estar se perguntando quanto tempo levará até que os invasores tóxicos avancem mais para o norte. A maioria dos vermes cabeça-de-martelo está concentrada no sudeste, já que preferem habitats quentes e úmidos.

O problema é que os vermes já estão em casa no estado de Nova York (e provavelmente mais do país do que se suspeita) e existem há décadas, disse Peter Ducey, professor de ciências biológicas da Universidade Estadual de Nova York em Cortland.

“Esses animais são comuns em Nova York”, explicou Ducey em entrevista à rede CNN dos EUA. “Eles são generalizados e abundantes.”

Publicidade

Os vermes cabeça-de-martelo são planários, um tipo de platelmintos. Cinco espécies de vermes invasores – quatro do gênero Bipalium e uma do Diversibipalium – estão estabelecidas na América do Norte, disse Bruce Snyder, professor associado de biologia no Georgia College and State University. “Eles estão bastante nas florestas, mas também estão associados ao desenvolvimento humano”, explicou.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.