Uma pintura em um sarcófago de 3,5 mil anos atrás, descoberta no Egito, mostra surpreendentes semelhanças com Marge Simpson, personagem da série “Os Simpsons”, da Fox.
A imagem encontrada retrata uma mulher com pele amarela e vestimenta tomara-que-caia verde, mas o que realmente chamou atenção foi seu cabelo azul estruturalmente retangular, lembrando o penteado distintivo de Marge. Em sua volta, há 12 figuras semelhantes, mas em proporções muito menores, que estão agachadas em uma posição de veneração.
Este achado foi destacado inicialmente em fóruns da plataforma Reddit, gerando uma série de comentários bem-humorados sobre as conexões culturais e temporais propostas por “Os Simpsons”.
Um dos usuários relatou “a única vez documentada na história onde Os Simpsons não fizeram isso primeiro”. “Eu acho que isso faz dele o programa de maior duração na história”, disse outro. Muitos comentários eram relacionados com a brincadeira popular na internet que diz que os Simpsons são capazes de prever o futuro.
Archaeologists have uncovered a 3,000-year-old Egyptian sarcophagus featuring an image strikingly similar to Marge Simpson.
The discovery took place in an ancient cemetery in Minya, Egypt, believed to be the final resting place for high-ranking officials and priests of the New… pic.twitter.com/2cOLSmouLI
— Benzinga (@Benzinga) June 22, 2024
Afinal, o que era esta pintura de Marge Simpson?
O sarcófago, descoberto no início de 2023, pertencia a Tadi Ist, filha do sumo sacerdote de Hermópolis Magna. Hermópolis Magna era um importante centro cultural e religioso do Antigo Egito, situado na margem ocidental do Rio Nilo.
Além da figura incomum na tampa do sarcófago, arqueólogos encontraram artefatos que fornecem maior conhecimento sobre as crenças e práticas do Antigo Egito. Junto ao caixão estavam alguns objetos de cerâmica e de madeira, urnas cobertas, que eram utilizadas para armazenar oferendas, vasos canópicos, que abrigavam as entranhas mumificadas como parte dos rituais funerários e Shabtis, estatuetas que eram colocadas nas tumbas para servir os mortos no além.
Como “Os Simpsons” preveem o futuro?
A brincadeira de que “Os Simpsons” preveem eventos futuros se tornou popular na internet, dada a frequência com que situações retratadas no série parecem se materializar na realidade. A produção, por exemplo, previu a eleição de Donald Trump em 2016, no episódio de 2000 chamado “Bart to the Future“, em que Lisa Simpson se torna presidente após a presidência tumultuada de Trump.
A série também previu a descoberta de água em Marte, em 1994, no episódio “Deep Space Homer“, quando Homer foi enviado à Marte e encontrou água na superfície do planeta vermelho. Até o momento, essa descoberta ainda não aconteceu, mas a NASA está trabalhando em pesquisas relacionadas ao tema, já tendo encontrado, inclusive, vulcões gelados e formação de gelo.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini
Siga a gente no Google Notícias