O 12P/Pons-Brooks é um cometa congelado que está vindo em direção à Terra. Com 18,6 milhas de diâmetro, ele tem o tamanho de uma pequena cidade. Para colocar em perspectiva, o objeto espacial tem mais de três vezes o comprimento do Monte Everest.
Outra informação importante é que o cometa passou por uma explosão recentemente — a segunda em quatro meses — que fez com que liberasse uma nuvem de gelo e gás. Ela chamou atenção dos cientistas, no entanto, por ter adotado o curioso formato de dois “chifres”.
“Os dois ‘chifres’ podem ser causados por uma abertura de formato peculiar, com algum tipo de bloqueio, fazendo com que o material seja expelido com um padrão de fluxo estranho”, explicou Richard Miles, especialista Associação Astronômica Britânica, segundo repercutiu o New York Post.
Embora o 12P/Pons-Brooks seja de tamanho massivo e esteja vindo na direção de nosso planeta, não é preciso se preocupar: não haverá colisão. Ainda de acordo com o veículo, o cometa passará próximo da Terra no ano de 2024, porém não baterá contra ela, apenas será visível a olho nu no céu noturno para algumas regiões do globo.
O evento cósmico, aliás, é bem interessante de assistir, já que acontece apenas uma vez a cada 71 anos. O retorno de 12P/Pons-Brooks, portanto, ocorrerá em 2095.
Comet 12P/Pons-Brooks erupted again recently. During the first eruption in July many observers said it resembled the Millennium Falcon. This time it has been likened to a Romulan Warbird. The two ‘horns’ may be caused by an ice-rich outburst from a vent in the nucleus. pic.twitter.com/eFo9B7FcZM
— Peter Bond (@PeterBondSpace) October 17, 2023