11 de dezembro

Dia do engenheiro: você sabe como surgiu a data?

Há 90 anos, o Decreto de Lei nº 23.569 regulamentava e oficializava a profissão da Engenharia

Dia do engenheiro é celebrado hoje no Brasil
(Créditos: Tomaz Silva/ Agência Brasil)

O Dia do Engenheiro é celebrado nesta segunda-feira, 11, no Brasil. A data homenageia os profissionais da Engenharia que dedicam suas vidas ao desenvolvimento da sociedade e serve como ocasião para reconhecer, celebrar e promover a importância dos profissionais da engenharia em todos os setores da sociedade.

Publicidade

Os engenheiros desempenham um papel vital em projetos que impactam diretamente a infraestrutura, tecnologia e meio ambiente, atuando em diferentes áreas como civil, elétrica, mecânica e química. Dessa forma, a data é uma oportunidade para agradecer pelos avanços tecnológicos, inovações e melhorias na qualidade de vida que estes profissionais proporcionam à sociedade.

Para Pamela Mendes, engenheira de produção formada pela UNESP, a o Dia do Engenheiro serve como forma de conscientização sobre a profissão e seus desafios: “Infelizmente o Brasil ainda não é um país que investe o necessário em conhecimento e ciência. A qualificação e mercado de engenharia, por exemplo, poderia estar muito mais desenvolvida“.

Ser uma mulher negra engenheira é muito difícil. Sou uma das primeiras pessoas da minha família a ter acesso a uma formação de nível superior e convivi na faculdade num ambiente majoritariamente branco e masculino. No mercado de trabalho não é diferente […] Então a data serve como questionamento de todas essas questões sociais“, complementa.

Origem do Dia do Engenheiro

No Brasil, o Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamentou e oficializou as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor.

Publicidade

O decreto também criou o sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. O Crea atua em cada estado e o Confea a nível nacional. Assim, o dia 11 de dezembro também comemora o aniversário do Confea.

Há ainda uma outra data que celebra o dia do Engenheiro, em 10 de abril. A homenagem ocorre devido a morte do comandante do 1º Batalhão de Engenharia, o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, em uma explosão durante a Guerra do Paraguai, no dia 10 de abril de 1966.

Já no mundo, o Dia do Engenheiro é comemorado no dia 4 de março desde 2020, após a Unesco declarar a data como Dia Mundial da Engenharia da UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável.

Publicidade

 

*texto publicado sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.