ESPÉCIES RARAS

Expedição nas profundezas do oceano encontra criaturas estranhas

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Schmidt Ocean e descobriu cerca de 20 novas espécies na região sul do Oceano Pacífico.
Cientistas registraram, também, primeira foto de espécie rara de lula viva – Créditos: ROV SuBastian / Schmidt Ocean Institute

Durante uma recente expedição no Oceano Pacífico Sul, uma equipe de cientistas realizou a primeira filmagem de uma lula Promachoteuthis viva. O momento foi registrada pelo ROV SuBastian, do Instituto Schmidt Ocean, líder do estudo.

A pesquisa, que faz parte de uma série de investigações na região da cordilheira Salas y Gómez, também revelou outras espécies raras e até mesmo novas espécies que nunca antes haviam sido observadas.

A rara lula foi avistada e filmada em condições naturais pela primeira vez, proporcionando aos cientistas uma oportunidade de estudá-la em seu habitat.

Além da lula Promachoteuthis, a equipe encontrou outros organismos marinhos raros. Dois sifonóforos de Bathyphysa, que se parecem com águas-vivas, também foram registrados durante a expedição.

Criaturas raras são encontradas no oceano por estudo científico

A expedição documentou algumas espécies que nunca haviam sido vistas e precisarão ser analisadas. Um polvo, apelidado de “Casper” em referência ao famoso fantasma Gasparzinho, foi avistado pela primeira vez no Pacífico Sul.

Casper é apenas uma das cerca de 20 novas espécies que os pesquisadores acreditam ter encontrado. No entanto, uma descrição detalhada dessas novas espécies ainda está em andamento e deve ser publicada em estudos futuros.

A cordilheira Salas y Gómez, localizada no Oceano Pacífico Sul, é uma área de grande diversidade biológica. Essa foi a terceira expedição realizada na região. Em expedições anteriores, realizadas em janeiro e fevereiro de 2024, foram documentadas mais de 150 espécies até então desconhecidas.

Essas descobertas elevaram o número total de espécies conhecidas nessa área de 1.019 para mais de 1.300. As novas descobertas serão utilizadas em estudos e observações para entender a ecologia dos oceanos e planejar estratégias de preservação dos ecossistemas do local.