O corpo de um alpinista americano que havia desaparecido há 22 anos foi encontrado no Peru nesta segunda-feira (8), de acordo com a polícia local. O homem sumiu enquanto escalava a montanha mais alta do país, e foi encontrado mumificado, ainda vestido e em bom estado de conservação.
O estado-unidense William Stampfl, de 59 anos, foi declarado como desaparecido em junho de 2002. Ele havia sido atingido por uma avalanche de neve no monte Huascarán, que tem 6.757 metros de altura e fica a cerca de 400 km de Lima.
Conforme o relatório da polícia, os agentes “encontraram o corpo a uma altitude de 5.200 metros, próximo ao acampamento base um do Huascarán”, uma área repleta de fendas e, portanto, considerada perigosa.
Em junho deste ano, o corpo de um escalador italiano também foi encontrado no Peru. O homem sofreu um acidente enquanto tentava escalar a montanha de Cashan, que tem 5.716 metros de altura.
A Cordilheira Branca, famosa por sua cadeia de montanhas no nordeste do Peru e lar de picos como o Huascarán e o Cashan, é um destino turístico popular entre alpinistas de todo o mundo.