Uma múmia pré-hispânica, com idade estimada entre 600 e 800 anos, foi descoberta em uma sacola térmica de entrega de comida, pela polícia no Peru. Segundo a CNN, os restos mumificados foram encontrados com três homens que bebiam em um parque deserto, na cidade peruana de Puno.
“Um homem de 26 anos tinha uma sacola de entrega com a etiqueta ‘Pedidos Ya’. Lá dentro, encontraram uma múmia”, disse o agente Marco Antonio Ortega, porta-voz da Polícia Nacional da região de Puno, à CNN. Pedidos Ya é um aplicativo de entrega de comida.
O homem citado, que foi identificado pela agência de notícias Agence France-Presse como Julio Cesar Bermejo, chamou os restos mortais de “Juanita” e os descreveu como sua “namorada espiritual”. “Em casa, ela fica no meu quarto, dorme comigo. Eu cuido dela”, disse Julio em um vídeo.
A múmia ganhou um nome feminino, mas a agência de notícias peruana Andina informou, nesta segunda (27), que a hipótese é que ela seja um homem adulto e da área leste de Puno. Atualmente, os restos mortais estão sob custódia do Ministério da Cultura do Peru, que colocou a múmia como um bem cultural nacional.
Nesta terça-feira (28), um funcionário do governo disse à AFP que Cesar Bermejo permanecerá detido enquanto a investigação do caso ocorre. Diversas múmias já foram encontradas no Peru.
O país abriga centenas de sítios arqueológicos de várias civilizações que se desenvolveram antes e depois do Império Inca. Em 2021, arqueólogos desenterraram uma múmia estimada entre 800 e 1.200 anos em um local próximo à capital do país, Lima.