Arqueólogos peruanos encontraram 14 múmias do período pré-Inca no Peru. Das 14 encontradas, seis eram de crianças, enterradas junto com uma importante figura social no antigo complexo urbano de barro de Cajamarquilla, há mais de 1.000 anos. Também foram encontradas ossadas de sete adultos que, ao contrário das crianças, não estavam embrulhados.
A descoberta dessas múmias, aconteceram perto da câmara funerária de cerca de três metros de comprimento com profundidade de 1,40 metros. Neste lugar em novembro foi encontrada a múmia que acreditam que possa ser de uma pessoa importante. “Senhor de Cajamarquilla” é um personagem com status social e econômico e possivelmente político.
Cajamarquilla era um centro de desenvolver várias funções com vários setores. É considerada uma cidade pré-hispânica que foi construída por volta do ano 200 a.C e ocupada até o ano 1500. A múmia encontrada em novembro de 2021, era de um homem que provavelmente morreu entre 18 e 22 anos com as mãos no rosto.
Com as novas descobertas, chegaram a 14 o número de restos mortais encontrados por pesquisadores da Universidade de San Marcos, desde novembro de 2021.
Arqueólogos encontram múmias de seis crianças, supostamente vítimas de sacrifícios no Peru. Acredita-se que elas tenham sido escolhidas para acompanhar uma pessoa importante ‘no caminho para o mundo dos mortos’. pic.twitter.com/UnsHy8w493
— Eliseu Pereira (@eliseupereiraa) February 14, 2022