NOVA REPRODUÇÃO

Fêmeas de tubarão sem par há 14 anos começam a se reproduzir sozinhas

A descoberta foi feito em um aquário da Itália, onde biólogos registraram casos de partenogênese nos animais

A descoberta foi feito em um aquário da Itália, onde biólogos registraram caso de partenogênese no tubarão fêmea.
Elas conseguiram se reproduzir sem a necessidade de espermas – Créditos: Canva

Duas fêmeas de tubarão da espécie Mustelus mustelus, conhecidas popularmente como cação-liso, conseguiram se reproduzir após 14 anos isoladas de qualquer contato com machos. Esse evento, que é inédito, ocorreu no Aquário Cala Genone, situado na Sardenha, Itália.

Essa descoberta, inicialmente registrada em 2020, foi confirmada por um estudo publicado na revista científica Scientific Reports. O fenômeno envolvido é denominado partenogênese, uma forma de reprodução onde o óvulo se desenvolve em um novo indivíduo sem ser fertilizado por um espermatozoide.

Embora a partenogênese tenha sido observada em outras espécies, é a primeira vez que esse fenômeno é documentado no Mustelus mustelus. Tal ocorrência pode significar um mecanismo de adaptação para a sobrevivência.

Segundo cientistas, essas fêmeas recorrendo à partenogênese mostram que a espécie pode usar este método alternativo de reprodução para se manter, particularmente quando a população masculina é reduzida. Isso exclui a possibilidade de armazenamento de esperma a longo prazo como causa dos nascimentos.

O que levou à reprodução das fêmeas de tubarão?

Os cientistas do Instituto Zooprofilático Experimental de Piemonte, Ligúria e Vale de Aosta, responsáveis pelo estudo, sugerem que a partenogênese pode ser desencadeada por uma diminuição na população de machos. Embora ainda não se saiba ao certo o que impulsiona esse processo, o fenômeno ocorreu consistentemente desde 2020.

A confirmação veio após a análise do DNA dos filhotes, que excluiu qualquer possibilidade de fertilização por esperma armazenado. Isso evidenciou que as fêmeas se reproduziram sem espermatozoides.

O que é partenogênese e como ela funciona?

partenogênese é um tipo de reprodução assexuada onde o óvulo se desenvolve em um novo ser sem fertilização. Existem principalmente duas formas desse processo no reino animal:

• Obrigatória: Algumas espécies, como certas vespas, só podem se reproduzir dessa maneira.
  • Facultativa: Espécies que podem se reproduzir tanto assexuadamente quanto sexualmente, como algumas cobras e peixes.

No caso do Mustelus mustelus, a partenogênese é uma adaptação que pode ser essencial para a sobrevivência, especialmente considerando as ameaças à espécie devido à pesca ilegal e outras atividades humanas.

A partenogênese é mais frequentemente observada em invertebrados e é relativamente rara em vertebrados. No entanto, ela ocorre em um grande número de espécies, incluindo certas espécies de tubarões, dragões-de-komodo e insetos, como vespas e formigas.