PALEONTOLGIA

“Tieta”: Nova espécie de dinossauro é descoberta na Bahia

Uma equipe de pesquisadores da Uerj revelou a descoberta de uma nova espécie de dinossauro no Recôncavo Baiano

O nome, Tietasaura derbyiana,  foi dado em homenagem ao romance Tieta do Agreste de Jorge Amado e ao geólogo Orville A. Derby
– Crédito: Thales Nascimento / Divulgação

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revelou a descoberta de uma nova espécie de dinossauro no Recôncavo Baiano. O estudo, coordenado pelas paleontólogas Kamila Bandeira e Valéria Gallo do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) da Uerj, identificou os primeiros ossos de dinossauros encontrados na América do Sul.

O nome, Tietasaura derbyiana, foi dado em homenagem ao romance “Tieta do Agreste” de Jorge Amado e ao geólogo Orville A. Derby, fundador do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. O espécime foi encontrado em fósseis anteriormente considerados perdidos, mas recentemente redescobertos no Museu de História Natural de Londres.

“Os achados descritos nesta pesquisa representam não apenas uma das faunas de dinossauros mais diversas deste intervalo de tempo, mas também uma descoberta histórica importante”, explica a paleontóloga Kamila Bandeira ao g1.

A importância da descoberta de Tieta

“As ocorrências de dinossauros em depósito Pré-Barremiano, ou seja, de cerca de 130 milhões de anos atrás, são raras, mundialmente falando, e consideradas produto de uma escassez global de depósitos continentais desse período”, completa.

Os materiais analisados foram coletados entre 1859 e 1906 na Bacia do Recôncavo, localizada no Nordeste do Brasil. A descoberta marca a primeira identificação de um dinossauro do grupo dos ornitísquios no país, herbívoros caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis semelhante à das aves.

Os resultados da pesquisa foram publicados neste mês de abril na revista científica Historical Biology, fornecendo novas perspectivas sobre a evolução e diversificação dos dinossauros. Esta descoberta ressalta ainda a importância da preservação de coleções históricas para o avanço da ciência paleontológica.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini