O Antonov-225 Mriya, maior aeronave de carga do mundo, foi queimado no aeroporto de Hostomel, próximo de Kiev. O avião de fabricação ucraniana foi incendiado em um ataque russo.
A fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom disse em sua página do Facebook que “Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev”.
De acordo com o portal G1, a estatal também afirmou que uma restauração do avião custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia também confirmou a informação através de suas redes sociais. “Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, afirmou Dmytro Kuleba.
Entenda o conflito
Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin
Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Sonho’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer! https://t.co/6oI6CGBAjg
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) February 27, 2022