Ícone do site

Putin se desculpa por fala de Lavrov sobre Hitler

Published 05/05/2022
Putin se desculpa por fala de Lavrov sobre Hitler

Em meio às crises diplomáticas, o conflito segue (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

O presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas ao primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, pela fala de Sergei Lavrov sobre Hitler. Nesta quinta-feira (5), durante um telefonema, os líderes da Rússia e de Israel conversaram a respeito do conflito que acontece em solo ucraniano.

A confirmação do pedido de desculpas não foi mencionada pelo comunicado oficial divulgado pelo gabinete de Putin, mas foi confirmada por Bennett.

A polêmica fala de Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, aconteceu neste domingo (1) em entrevista a um jornal italiano, em que ao ser perguntado sobre a “desnazificação” da Ucrânia, afirmou que Hitler tinha “sangue judeu” assim como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

A declaração caiu como uma ofensa, e o chanceler israelense Yair Lapid respondeu dizendo que a fala foi “imperdoável e ultrajante” e que demonstrava o “nível mais baixo” de racismo contra o povo judeu. Lapid ainda completou dizendo que a fala de Lavrov tratava-se de um “terrível erro histórico”.

Com a data do “Dia da Vitória” se aproximando, o presidente russo lembrou da importância da lembrança para o povo russo e para o povo judeu. O “Dia da Vitória” é comemorado em 9 de maio na Rússia, e representa a vitória sobre o nazismo de Hitler.

Sair da versão mobile