
O serviço de streaming Spotify decidiu fechar o escritório na Rússia por tempo indeterminado em retaliação à invasão da Ucrânia, segundo noticiou a Reuters.
O Spotify já tinha removido, no começo dessa semana, todos os conteúdos dos veículos estatais Russia Today (RT) e Sputnik em vários países do mundo, menos na Rússia. Facebook, Google e Microsoft também removeram conteúdos dos dois veículos russos.
Na linha dos boicotes à Rússia, o serviço de pagamentos PayPal suspendeu a entrada de novos usuários russos na plataforma.
Mundo corporativo contra a Rússia
A cada dia cresce o número de empresas que decidiram deixar a Rússia ou aplicar sanções ao país por causa da guerra iniciada pelo presidente Vladimir Putin. A Apple suspendeu as vendas dos produtos em solo russo em retaliação contra o conflito.
A montadora americana Ford suspendeu as operações na Rússia. Já a Harley-Davidson, famosa marca de motocicletas americanas,a fabricante inglesa Jaguar Land Rover e a montadora sueca Volvo Cars interromperam as entregas de veículos ao país de Putin, segundo o site da CNN Brasil.
As medidas têm o objetivo de isolar Putin e forçá-lo a parar a guerra. O conflito na Ucrânia completou uma semana nesta quarta-feira, 02. O exército russo tem bombardeado diariamente Kiev e Kharkiv, duas principais cidades do país.
Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização.