A Semana de Conciliação para Superendividados começou nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro. A ação vai até o dia 19 e é promovida pelo Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon-RJ. Durante a semana serão realizadas audiências conciliatórias diárias com os consumidores com dívidas, segundo a Agência Brasil.
Ao todo 26 fornecedores, entre eles 21 instituições como administradoras de cartão de crédito, financeiras, plataformas de pagamento online e bancos.
Em entrevista para Agência Brasil, Evelyn Capucho, diretora de Atendimento do órgão, falou sobre como existem diversos motivos para alguém se endividar. Alguns dos exemplos são divórcio, desemprego, problemas de saúde e “até mesmo, por problemas gerados pelo consumismo em excesso”.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais o Procon-RJ publicou, o que é Superendividamento? “Entende-se por superendividamento a situação em que o consumidor, pessoa natural e de boa-fé, se vê impossibilitado de pagar suas dívidas de consumo sem comprometer seu mínimo existencial. Mínimo existencial é o conjunto básico de direitos fundamentais que assegura uma vida digna, tais como moradia, saúde, alimentação, educação, entre outros.”
Siga a gente no Google Notícias