A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje, sexta-feira (23), que apreendeu cerca de 500 mil reais em produtos clandestinos que estavam em dois galpões da Amazon, localizados nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP).
Segundo o anúncio, ao todo, foram apreendidos 5.700 itens sem a homologação da agência. Carregadores de celulares, baterias portáteis e fones de ouvido sem fio estão na lista de itens confiscados. Qualquer equipamento que emita radiofrequência precisa ser aprovado pela Anatel, que determina padrões de segurança e qualidade.
A operação de fiscalização começou na terça-feira (21) e foi coordenada pelo conselheiro Moisés Moreira e pelo superintendente de fiscalização Hermano Tercius. Segundo Moreira, “a Amazon cooperou plenamente” com a operação.
“A Anatel tem trabalhado constantemente junto aos marketplace para bloquear a publicação de anúncios de produtos irregulares”, completou o conselheiro Moisés Moreira, destacando o plano de combate à pirataria da agência reguladora. Desde 2018, a Anatel já retirou do mercado cerca de 4,6 milhões de produtos clandestinos do mercado, que foram avaliados em pelo menos R$ 500 milhões.
#Fiscalização | A Anatel consolidou os números de fiscalização realizada nos armazéns e centros de distribuição da plataforma de vendas online Amazon. Foram apreendidos 5,7 mil produtos para telecomunicações não homologados. https://t.co/qKh8CnKCf7
— Anatel (@AnatelGovBR) June 24, 2022