Selic

Banco Central decide taxa de juro nesta quarta sob pressão do governo

Expectativa de mercado é de patamar de 9,75% para 2024

O Copom se reúne e deve voltar a reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, de 12,25% para 11,75% ao ano.
O Copom deve anunciar nesta nesta quarta-feira o quarto corte seguido na taxa básica de juros, a Selic – Crédito: Raphael Ribeiro/Banco

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (13) e deve voltar a reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, de 12,25% para 11,75% ao ano. A decisão será anunciada depois das 18h.

Publicidade

Segundo previsões do mercado financeiro, o corte de 0,5 ponto percentual é a aposta da maior parte dos economistas dos bancos. Se confirmada, esse será o quarto corte seguido na taxa básica de juros – que cairá ao menor patamar desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.

A decisão será divulgada após a última reunião do ano do Copom, iniciada nesta terça-feira (12). O comitê já havia antecipado que ocorreria uma redução “da mesma magnitude” que a queda de 0,5 ponto percentual implementada em novembro.

A reunião ocorre enquanto o governo federal continua a pressionar a autarquia para reduzir a taxa de juros. Nesta terça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), fizeram referência em eventos separados ao patamar atual da Selic.

“Temos de mexer com o coração do presidente do BC [Roberto Campos Neto]. ‘Reduz um pouco os juros que as pessoas estão querendo tomar dinheiro emprestado. Os governadores podem ajudar”, disse Lula ao discursar em evento sobre investimentos de bancos públicos nos estados.

Publicidade

Haddad acrescentou que a taxa de juros precisa cair mais. “Temos gordura para queimar, nossa taxa de juros ainda está muito distante do segundo colocado”, afirmou.

Será a última reunião do Copom no ano de 2023. O comitê se reúne a cada 45 dias para decidir o rumo da taxa básica da economia.

Enquanto neste ano a Selic deve terminar em 11,75%, no ano seguinte, a expectativa de mercado aponta para uma taxa de 9,25%. Os números são do Boletim Focus, divulgado pelo próprio BC.

Publicidade

*sob supervisão de Camila Godoi

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.