O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu seriíssimas críticas ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (18), em entrevista à Rádio CBN.
Lula disse que o comandante do BC trabalha para prejudicar o país, argumentando que o comportamento da autarquia é a única “coisa desajustada” no Brasil no momento.
O que Lula disse sobre Campos Neto
“É o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político, e que, na minha opinião, trabalha muito mais para prejudicar o país do que para ajudar o país. Não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”, argumentou o mandatário brasileiro.
A fala de Lula ocorre na véspera que o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) irá anunciar sua próxima decisão sobre a taxa Selic. Existe uma expectativa do mercado de manutenção dos juros no patamar de 10,50% ao ano, o que findaria um ciclo de sete cortes consecutivos.
O mandatário brasileiro criticou o atual patamar de 10,50% da Selic e afirmou que os juros devem ter queda para que se igualarem à inflação que, em sua avaliação, está “controlada”.
Eu me reuni com presidentes de bancos do mundo todo e eles nunca estiveram tão otimistas no Brasil. Nos tornamos o 2º maior destino de investimentos no mundo. Nosso país não necessita dessa taxa de juros tão proibitiva de investimento no setor produtivo. #LulaNaCBN
— Lula (@LulaOficial) June 18, 2024