Abra Group Limited

Gol e Avianca anunciam acordo para criar holding Grupo Abra

De acordo com o anúncio, a Abra Group Limited será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido.

gol-e-avianca-anunciam-acordo-para-criar-holding-grupo-abra
Avião da Gol (Créditos: David Silverman/Getty Images)

A companhia aérea brasileira Gol e a Avianca, colombiana, passarão a ser controladas por um mesmo grupo, após negócio anunciado nesta quarta-feira (11). O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol.

Publicidade

A holding se chamará Grupo Abra. Em comunicado, ambas as empresas afirmam que o acordo tem a intenção de “criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”. As operações da Gol e Avianca se manterão independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo o comunicado.

De acordo com o portal g1, a Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na América Central, Colômbia, Equador e opera em 130 rotas na América Latina. Já a Gol opera com uma frota de 142 aeronaves e possui 33,6% de participação no mercado doméstico brasileiro, atrás da Latam, que possui 35,1%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz o comunicado em relação aos termos da transação.

O fundador da Gol, Constantino de Oliveira Junior, será o CEO do novo grupo e Roberto Kriete será o presidente do conselho de administração. De acordo com o anúncio, a Abra Group Limited será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido.

Publicidade

Publicidade