RECOMPOSIÇÃO DOS ESTOQUES

Governo autoriza importação de até 1 milhão de toneladas de arroz após inundações no RS

A medida de caráter excepcional apenas para o ano de 2024 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União

Governo autoriza importação de até 1 milhão de toneladas de arroz após inundações no RS
Importação se deve às cheias históricas no RS, maior produtor de arroz do Brasil – Crédito: Divulgação

Após as inundações históricas que tomaram conta dos municípios do Rio Grande do Sul, o Governo Federal autorizou por meio de medida provisória a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para recomposição dos estoques públicos. O estado é um dos principais produtores do grão no Brasil, responsável por 70% da safra nacional.

Publicidade

A medida de caráter excepcional apenas para o ano de 2024 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (9). Segundo a publicação, os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas.

Apesar da decisão, entidades do setor já haviam destacado que não teria a necessidade de importar o grão. Em entrevista ao Agro Estadão, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) garantiu que o Brasil tem arroz suficiente para abastecer o mercado interno, mesmo diante das possíveis perdas na safra gaúcha do cereal.

* A reportagem completa você encontra no Midiamax.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.