Em alta

IBGE aponta que setor de serviços teve alta de 0,2% em abril

Em comparação com abril de 2021, o volume do setor de serviços cresceu 9,4%, sendo a 14ª taxa positiva consecutiva.

ibge-aponta-que-setor-de-servicos-teve-alta-de-02-em-abril
A atividade de tecnologia da informação atingiu o ponto mais alto da série histórica da pesquisa (Créditos: Pixabay)

O setor dos serviços teve uma alta de 0,2%, na passagem de março para abriu, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (14). A estimativa do mercado apontava uma alta mensal de 0,50%.

Publicidade

Em comparação com abril de 2021, o volume do setor de serviços cresceu 9,4%, sendo a 14ª taxa positiva consecutiva. Segundo a CNN, com esse resultado, o setor fica 7,2% acima do registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

Dentre as altas, o IBGE destaca a variação de 2,3% registrada e abril pelas atividades de transporte de passageiros, 0,1% acima do nível de fevereiro de 2020. “Depois de dois anos e dois meses, o transporte de passageiros superou pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ratificando, assim, a maior mobilidade da população, refletida no aumento das receitas das empresas que operam os transportes de passageiros nos seus diversos modais: aéreo, rodoviário e metroferroviário”, aponta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Em meio a alta de serviços em abril, a concentração se deu nos serviços prestados à família, que  tem resultado de 1,9% e nos setores de informação e comunicação, com alta de 0,7%. Dentre os últimos citados, a atividade de tecnologia da informação atingiu o ponto mais alto da série histórica da pesquisa.

 “Durante o auge do isolamento por conta da pandemia, houve uma alta demanda desses serviços e esse movimento perdura até os dias atuais, com as empresas continuando a demandar serviços como o de desenvolvimento de softwares, de aplicativos de videoconferência ou de marketing digital”, diz Lobo.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.