METAS E OBJETIVOS

Lula lança nesta segunda-feira (22) plano para estimular indústrias nacionais

A proposta define o governo como principal indutor do desenvolvimento do setor; o Executivo afirma que a nova política industrial é também uma resposta ao processo de desindustrialização do Brasil

Lula lança nesta segunda-feira (22) plano para estimular indústrias nacionais
O vice Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Crédito: Cadu Gomes/VPR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (22) do lançamento de um plano de ações para tentar estimular e desenvolver as indústrias do Brasil. O programa prevê, entre outros instrumentos, a disponibilização de linhas de crédito, subsídios e investimentos públicos.

Publicidade

A nova política industrial do país será detalhada e apresentada após a aprovação do texto central da proposta no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), comandado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

O evento deverá contar com a participação de ministros; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; e de representantes do setor industrial.

A proposta que está em discussão, segundo o g1 e pela GloboNews, estabelece uma série de metas e objetivos para desenvolver a indústria até 2033. Em paralelo, também prevê um plano de curto prazo — até o término do mandato de Lula, em 2026.

O texto foi edificando ao longo doa ano de 2023, com a participação de membros do CNDI. O plano Nova Indústria Brasil (NIB), que não esmiúça as fontes de financiamento e as execuções, reúne uma série de ações governamentais para estimular a industrialização no país.

Publicidade

A proposta define o governo como principal indutor do desenvolvimento do setor. No documento, o Executivo afirma que a nova política industrial também é uma resposta a um processo de desindustrialização do Brasil e ao baixo desenvolvimento e exportação de produtos com complexidade tecnológica.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.