A gasolina teve alta em 18 dos 21 países do continente americano no primeiro semestre deste ano. A estatística é apontada pela plataforma global de cupons Picodi, com base nos dados oficiais dos governos de cada país.
Entre os países em que o combustível mais subiu, o Brasil ficou na 15ª posição. De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina subiu 9,7% no primeiro semestre de 2022. Segundo o levantamento, o aumento se deu em decorrência de fatores como uma série de reajustes realizados pela Petrobras e o choque de oferta da commodity causado pela guerra na Ucrânia.
O país onde a gasolina mais encareceu foi o Panamá, com aumento de 65% no preço, ao longo do primeiro semestre do ano. Outros destaques foram Porto Rico, Costa Rica e os Estados Unidos, com elevação do combustível superior a 40%. A Argentina apresentou um aumento de 32% no valor da gasolina.
Por outro lado, Colômbia, Equador e Bolívia registram um preço estabilizado do combustível no primeiro semestre deste ano. Dados oficiais dos três países captaram uma variação praticamente inexistente. Segundo a pesquisa, atualmente, entre os países da América do Sul e Norte, os uruguaios estão pagando a gasolina mais cara: US$ 2,02 por litro.
A gasolina subiu em 18 dos 21 países do continente americano no primeiro semestre deste ano. O Brasil ficou na 15ª posição entre os países em que o combustível mais subiu, com alta de 9,7% no primeiro semestre de 2022 #CNNNovoDia pic.twitter.com/GxmA64OGMX
— CNN Brasil (@CNNBrasil) July 15, 2022