![nokia-suspende-operacoes-na-russia](https://brasil.perfil.com/wp-content/uploads/2022/04/nokia-suspende-operacoes-na-russia.jpg)
A empresa de telecomunicações Nokia anunciou nesta terça-feira (12) que suspenderá suas operações na Rússia. O anuncio acontece um dia após sua rival sueca, Ericsson, informar a saída do país.
Desde o início de março, a operadora de redes já havia suspendido o fornecimento de produtos ao país e agora afirma que “pode anunciar agora que abandonará o mercado russo”. De acordo com o portal Uol, a decisão resultará em uma provisão de 100 milhões de euros, equivalentes a 108 milhões de dólares, nas contas do primeiro trimestre da Nokia.
Em 2021, a Rússia representou menos de 2% da receita da Nokia. A concorrente Ericsson suspendeu por tempo indeterminado as operações na Rússia e os 600 funcionários do país estão de licença. Desde a invasão russa na Ucrânia, diversas empresas anunciaram a suspensão de suas atividades no país, o que se intensifica cada vez mais, em decorrência das sanções contra Moscou.
Em reação às sanções ocidentais contra Moscou, empresa chinesa Huawei anuncia que suspenderá celebração de novos contratos na Rússia. https://t.co/HsVmERIvoB
— Oliver Stuenkel 🇧🇷 (@OliverStuenkel) April 12, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.