PIS/Pasep 2024: Veja o calendário de pagamentos e como consultar

À medida que a discussão sobre a possível antecipação do abono PIS/PASEP ganha destaque, muitos brasileiros se mostram esperançosos com a chance de receberem seus benefícios mais cedo
Fique Atento! Calendário PIS/PASEP 2024 para nascidos em JULHO e AGOSTO Divulgado! Foto: Shutterstock

Com o início do ano de 2024, muitos trabalhadores brasileiros estão ansiosos para saber mais sobre o pagamento do PIS/Pasep, especialmente aqueles que fazem aniversário em julho e agosto. A partir de 17 de junho, uma nova fase de pagamentos será iniciada, e aqui você vai aprender tudo sobre como consultar o seu benefício e as mudanças recentes na política de abono salarial.

Publicidade

O PIS, Programa de Integração Social, e o Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, têm grandes novidades neste ano. Vamos entender o que esperar e como se preparar para receber esse benefício tão importante.

O que é o PIS/Pasep 2024?

O PIS/Pasep é um benefício pago anualmente aos trabalhadores do setor privado e público, respectivamente. Este abono salarial visa auxiliar financeiramente esses trabalhadores, distribuindo valores conforme o tempo de trabalho registrado em carteira durante o ano-base, neste caso, 2022.

Como posso consultar o valor a receber do PIS/Pasep?

Para consultar o valor do seu abono salarial, o procedimento é simples. Desde 5 de fevereiro, os trabalhadores podem acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Essas plataformas fornecem todas as informações necessárias, incluindo valores e datas de pagamento. Além disso, é possível consultar abonos de anos anteriores que possam não ter sido retirados.

Quem tem direito ao PIS/Pasep em 2024?

A elegibilidade para receber o PIS/Pasep baseia-se em alguns critérios específicos. Primeiramente, o trabalhador deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês durante o ano de 2022. Além disso, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e estar devidamente registrado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 10 de maio de 2023, e no eSocial até 5 de dezembro de 2023.

Publicidade
  • Pagamento Integral: Para quem trabalhou os 12 meses do ano.
  • Proporcional: Para aqueles que trabalharam menos de 12 meses durante o ano-base.

A estimativa é que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores sejam beneficiados com o abono em 2024, representando um desembolso de aproximadamente R$ 23,9 bilhões.

O que mudou no calendário de pagamentos de 2024?

Uma das principais mudanças no PIS/Pasep 2024 é a unificação dos calendários de pagamento. Anteriormente, os pagamentos eram programados conforme o número final de inscrição dos servidores públicos e mês de nascimento para trabalhadores do setor privado. Agora, todos recebem conforme o mês de nascimento, facilitando o entendimento e planejamento financeiro do trabalhador.

Ao final, é crucial estar por dentro das datas especificadas no novo calendário e realizar todos os procedimentos de consulta para garantir o recebimento do seu abono sem contratempos. Aproveite as plataformas digitais oferecidas pelo governo para facilitar esses processos e assegurar que o seu direito seja respeitado conforme os critérios estabelecidos.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.