Campeã mundial

Vitória na Copa pode impactar PIB da Argentina

A recente visibilidade mundial do país latino-americano pode lançar uma luz à crise econômica no território

Vitória na Copa pode impactar PIB da Argentina
A taça conquistada no último domingo (19) pode impulsionar a vida financeira do país. (Crédito: Alexandre Schneider/Getty Images)

A Copa do Mundo do Catar pode impulsionar a situação econômica da Argentina. Uma pesquisa de pós-doutorado realizada por Marco Mello, na Universidade de Surrey, no Reino Unido, mostra que a taça conquistada no último domingo (19) pode impulsionar a vida financeira do país, que passa por um momento de fragilidade, com risco de problemas fiscais e crise política.

Publicidade

De acordo com a CNN Brasil, o pesquisador afirmou, em entrevista concedida ao Broadcast, que há chances do país latino-americano ter um retorno “pequeno e de vida curta” após a conquista do tão sonhado título.  Isso pode se tornar realidade por conta da maior visibilidade que os produtos e serviços argentinos ganharam no mercado global. Principalmente as exportações, que podem ser alavancadas pela inflação, já elevada, na região.

Segundo ele, pode ser esperado um crescimento de “pelo menos 0,25 ponto percentual nos dois trimestres subsequentes” no produto interno bruto (PIB) de qualquer país vencedor de uma edição da Copa do Mundo da Fifa. Para chegar nessa conclusão, o pesquisador elaborou um modelo econométrico utilizando dados da OCDE a partir de 1961. O crescimento, no entanto, não é muito claro e nem significativo. 

O estudo realizado por Mello pode enriquecer o debate sobre as políticas públicas na hora da avaliação dos futuros países sede do evento esportivo. Sobretudo em um momento em que a Fifa avalia tornar o campeonato  mais recorrente. A verdade é que, por ora, todos os olhos estão voltados para a Argentina, e o momento não poderia ser mais propício para uma luz econômica.

 

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leo Messi (@leomessi)

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.