Coluna de economia

Você no controle da sua vida financeira; Comece agora!

*Por Simone Costa.

voce-no-controle-da-sua-vida-financeira-comece-agora
(Crédito: Canva Fotos)

Nesta Coluna vamos tratar quinzenalmente de ações práticas para você ter o controle de sua vida financeira!

Publicidade

Uma pesquisa recente de abrangência nacional realizada pela XPEED apontou que 90% dos brasileiros afirmaram terem a necessidade de aprenderem sobre o tema educação financeira, mas apenas 18% já fizeram algum tipo de curso ou formação neste tema.

Vamos transformar este quadro!

Nas publicações que farei vou abordar como você pode fazer o seu orçamento financeiro para organização de suas receitas e despesas; e como otimizá-las reduzindo assim os custos. Trataremos também das suas reservas financeiras, planejamento de sonhos e projetos, proteções, processo de sucessão, testamento, inventário, jazigo. Adicionalmente, orientarei como economizar em casa com ações práticas, reputação financeira, dívidas, cartão de crédito, portabilidade, indicadores financeiros que impactam o seu planejamento, necessidade de disciplina, foco e influências no processo decisório e muito mais!

Acredito que a educação transforma o indivíduo, consequentemente a sociedade e por conseguinte o planeta.

Publicidade

O principal objetivo dos artigos que serão publicados será lhe direcionar para a organização suas finanças de forma simples, prática e estruturada com vistas a um planejamento financeiro eficaz para que você realize os seus sonhos e projetos. Portanto, será oferecer educação financeira num formato acessível a todos.

Fazendo-se uma analogia, para se ter saúde física é preciso conhecer o corpo e suas limitações assim como quais alimentos devem ser priorizados em detrimento de outros para se ter uma vida saudável e equilibrada. De igual modo se pode dizer da saúde financeira. Primeiro, é preciso conhecer a situação real e suas limitações para assim desenhar o plano de ação a ser seguido e manter-se fiel. Determinar as limitações é fundamental para uma vida financeira equilibrada.

Você já pode estar dizendo “já tentei isso”, “não vai dar certo”.

Publicidade

Daí eu lhe pergunto, você já tentou de verdade? Como? Por quanto tempo?

Estabeleça que esta será sua prioridade! Tenha disciplina nos objetivos e metas estabelecidas e certamente você terá os resultados almejados de acordo com sua capacidade financeira.

Uma das questões do planejamento financeiro é o quão bem se administra o que possui. Sua renda pode ser “muita” ou “pouca” de acordo com sua visão e o mercado, mas a questão é como é feita a gestão dela.

Publicidade

Para que haja a conscientização e sensibilização necessária é preciso que você participe ativamente de todo o processo. A cada passo, vou lhe dizer como.

Você pode me dizer que já utiliza um aplicativo que ele é muito bom. Tenho certeza de que pode ser sim. A questão que vamos tratar nesta Coluna, sendo bem direta, é com você e não com o aplicativo.

Eu lhe pergunto, quantas vezes você explorou os detalhes de todas suas despesas no aplicativo? Com qual frequência você acompanha? O que você identifica e analisa? Com base nisso, quais decisões toma? Não basta ter os dados se eles não forem utilizados para ação.

Publicidade

Você sabia que segundo dados apurados na pesquisa realizada pela XPEED 80% dos brasileiros têm objetivos financeiros, mas apenas um em cada três acreditam que de fato vão alcançar estes objetivos? Complementarmente, somente metade se esforça para alcançar estes objetivos.

E você, como se enquadra neste cenário? É uma pessoa que apenas sonha e não age ou àquela que vai atrás dos seus sonhos e projetos?

Desejo que seja a segunda opção: protagonista da sua história! É um caminho que envolve planejamento e disciplina. Basta iniciar e você colherá os frutos!

Muitos acreditam que os resultados do planejamento financeiro só podem ser vistos à longo prazo. Isso é um mito! Você consegue ver os resultados no curto, médio e longo prazos!

Vamos fazer juntos! Aqui, com orientações práticas.

Fazer o planejamento financeiro não significa renunciar a tudo o que se quer, mas sim, conscientizar-se para entender e definir o melhor momento da compra.

Fique atento à próxima publicação. Seja protagonista da sua vida financeira!

Até a próxima!

*Superintendente Comercial e Estratégia de Negócio na Matarazzo Investimentos, Especialista em Investimentos certificada com o CFP®, MiFID II, CAMS e autora do livro “Planejamento Financeiro: Você no Controle!”.