
Alunos das escolas estaduais das zonas Norte e Leste de São Paulo reclamam da falta de limpeza dos ambientes. Desde o retorno das aulas presenciais em fevereiro deste ano, os problemas estariam acontecendo.
Os alunos da escola estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho afirmam que há somente dois funcionários para realizar a faxina de dois prédios, e que os próprios estudantes estariam fazendo a limpeza das salas de aula. Em março, os alunos criaram um movimento nas redes sociais para denunciar a situação.
Em fotos tiradas pelos próprios, lixeiras lotadas, vasos sanitários sujos e pisos cobertos de manchas são evidentes. De acordo com o portal G1, as instituições de ensino são geridas pelas Diretorias de Ensino Região Norte 1 e Leste 5.
A Secretaria Estadual da Educação informou que a Diretoria de Ensino Norte 1 já realizou reunião com a empresa responsável pela limpeza das escolas citadas. Ainda, a diretora de ensino afirmou que enviará mais “mais dois funcionários para melhor atendimento das unidades”.
Na escola estadual Professor Walfredo Arantes Caldas, o problema é similar. Os alunos colégio afirmam a falta de funcionários para a faxina e também relatam a falta de abastecimento de materiais de higiene e limpeza. “Banheiros com um cheiro muito forte e insuportável. Você só vai porque precisa mesmo, e em último caso. Também não tem sabão e papel para lavarmos e secarmos a mão”, afirmou um aluno da instituição.
Na escola Moacyr Campos, o problema também é recorrente. O órgão responsável ao ser questionado sobre a situação afirmou que “a Diretoria de Ensino Leste 5, gestora do contrato, esclarece que a prestação na unidade está a contento, com um número de funcionários considerado adequado, bem como entrega regular do serviço”.
Toda minha formação antes de entrar no curso de nível superior do IF foi em escola estadual em SP. Até então, nunca tinha visto uma escola publica com portas nos banheiros, papel, torneiras. Eu pulava o muro pra ir pra casa urinar e depois voltava, o banheiro fedia muito. +
— Boteco do Oliveira ???? (@botecologista) April 6, 2022