Seis estudantes do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com idades entre 18 e 21 anos, alcançaram um feito notável ao conquistarem seis medalhas na 31ª edição da International Mathematics Competition for University Students (IMC). A competição ocorreu em Blagoevgrad, Bulgária, entre os dias 5 e 11 deste mês. A equipe da PUC-Rio garantiu duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, colocando o Brasil em destaque no evento.
O desempenho da PUC-Rio na IMC foi fundamental para que a instituição se destacasse como a melhor entre as seis universidades brasileiras participantes. No total, os universitários brasileiros levaram para casa 19 medalhas, sendo três de ouro, nove de prata e sete de bronze, marcando presença significativa na competição.
Os estudantes Arthur Moreira e João Arthur Marques Linhares conquistaram medalhas de prata, enquanto Gabriella Morgado e João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho receberam medalhas de bronze. Miguel Batista e Luis Felipe Pestana Giglio, que também alcançaram as medalhas de ouro com pontuações de 65 e 62 pontos, respectivamente, lideraram a participação brasileira, ao lado de Pablo Andrade Carvalho Barros, da FGV Rio, que obteve 61 pontos e também conquistou o ouro.
Segundo a reportagem da Agência Brasil, além da PUC-Rio, outras cinco instituições brasileiras marcaram presença na IMC 2024: Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Rio), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Vale destacar que a PUC-Rio foi a única instituição brasileira a ter representantes femininas em sua equipe, bem como na liderança da competição. Entre os principais destaques estão Miguel Batista e Luis Felipe Pestana Giglio, que trouxeram para o Brasil as medalhas de ouro.
Siga a gente no Google Notícias