O planeta Terra, em seus 4,5 bilhões de anos de existência, já passou por pelo menos cinco grandes extinções em massa. Esses momentos são assim chamados quando um grande número de seres vivos deixa de existir. Segundo relato do paleontólogo Mario Cozzuol, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes fatos aconteceram de forma homogênea em todas as partes do mundo.
Publicidade
“Falamos de eventos em escala global, com uma grande extensão, num tempo geológico relativamente próximo”, disse o paleontólogo em entrevista à Folha de SP.
O mais famoso destes eventos aconteceu há 66 milhões de anos, quando um asteroide colidiu com a Terra há e acabou com dinossauros e muitas outras espécies. É o mais recente, porém, cientistas dizem que ele não será o último.
Estamos vivendo a sexta extinção em massa?
Muitos pesquisadores acreditam que, sim, estamos no meio de uma sexta extinção em massa. Ela não é causada por uma rocha gigante atingindo o planeta terra, mas pelo crescimento excessivo e pelo comportamento destruidor dos seres humanos.
Publicidade
Assine nossa newsletter
Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.
Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade