PERFIL EDUCACIONAL

Roni Miranda: “Soube da importância da educação em minha vida ainda criança”, diz secretário do Paraná

Filho de pais analfabetos, foi o primeiro filho a chegar à Universidade. De família humilde, acredita que os cursos profissionalizantes podem ajudar na luta contra a evasão escolar

roni-miranda
Roni Miranda, secretário Estadual de Educação do Paraná – Crédito: Divulgação

A educação como ferramenta para transformar vidas. Com esta missão em mente, Roni Miranda cumpriu todas as etapas necessárias para chegar ao cargo de secretário Estadual de Educação do Paraná. Conhece como poucos a realidade das milhares de crianças na escola pública, já que foi uma delas.

Publicidade

Roni tem ‘lugar de fala’ quando explica as necessidades mais urgentes do setor. Quando fala da importância da luta contra a evasão escolar, sabe, como gestor público, cada passo para evitar que os jovens desistam de seus sonhos. Natural de Foz do Iguaçu, desde os 12 aos, vendia produtos (como torrone e pilha, por exemplo) na fronteira com o Paraná.

Minha família tem uma origem muito humilde. Somos seis irmãos e algumas dezenas de primos, Fui o primeiro filho a concluir ensino médio, o primeiro a concluir ensino superior… Minha missão é romper estas bolhas que são construídas culturalmente”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por CARAS (@carasbrasil)

Ele também sabe das demandas do educador, já que foi professor de História por muitos anos.  Ao falar da importância desta disciplina na formação de cada cidadão, Roni fica emocionado. “O ensino de História e o professor são dois fatores extremamente relevantes: um povo que não conhece seu passado não tem condições de viver o presente e nem de projetar o futuro”, reflete.

Publicidade

“É necessário entender o contexto da formação de um Estado, de um País pra gente não cometer os mesmo erros do passado”, afirma Roni.

Algum tempo depois, Roni tornou-se diretor. “Assumi a pior escola em infraestrutura e em indicadores educacionais e consegui fazer um bom trabalho”. O foco é o aprendizado em tecnologia: 350 mil alunos da Rede Pública participam de aulas de programação de computadores. “A meta é ampliar para que estes jovens estejam preparados para o mercado de trabalho.”

Publicidade

Veja a entrevista completa!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.