A morte da atriz Léa Garcia, gerou comoção nas redes sociais. Muitos colegas e autoridades lamentaram a morte da atriz e lembraram momentos marcantes de sua carreira: Léa teve atuação primorosa em produções como “Selva de Pedra”, “Escrava Isaura”, “Xica da Silva” e “O Clone“.
Em entrevista ao jornal O Globo, Léa disse: “Escrava Isaura é o meu cartão de visitas. Tive muitas dificuldades em fazer cenas de maldade com a Lucélia Santos. Eu me lembro de uma cena em que, quando a Rosa (personagem de Léa) acabou de fazer todas as perversidades com a Isaura, eu tive uma crise se choro, me pegou muito forte. Chorei muito, não com pena, mas porque me tocou”.
A atriz, de 90 anos, estava no Festival de Gramado, onde receberia o Troféu Oscarito pelo conjunto de sua obra. Ela sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi atendida no hotel onde estava hospedada e encaminhada a um hospital da cidade. A família confirmou a morte nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Homenagens a Léa Garcia nas redes
Faleceu hoje aos 90 anos a atriz Léa Garcia.
Léa nos deixa um legado imenso na televisão, teatro e cinema, e uma história dedicada a arte, entrelaçada a movimentos sociais, intelectuais, e à luta antirracista.
Foi do Teatro Experimental do Negro, levou seu ativismo pros palcos… pic.twitter.com/t8prmN4aR2
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) August 15, 2023
Morre hoje Léa Garcia, aos 90 anos. Essa grande atriz deixa um legado na arte, na televisão, no teatro. Artista premiada, foi do Teatro Experimental do Negro, da luta antirracista. O Brasil agradece, Léa. Nosso povo vai seguir firme também por você! pic.twitter.com/N9c6bW7cQV
— Anielle Franco (@aniellefranco) August 15, 2023
Lea Garcia! Grande atriz brasileira! Tive a honra de trabalhar com ela no filme O Pai da Rita, de Joel Zito Araujo. Talento, beleza, simpatia e luta! Descanse em paz!🇧🇷👊❤️ pic.twitter.com/050CxWV8ge
— paulo betti (@paulobetti3) August 15, 2023
Ver essa foto no Instagram
Vida e Obra de Léa Garcia
A artista nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. Fez sua estreia no teatro em 1952. Foram mais de 100 produções na televisão, cinema e teatro. Léa já conquistou quatro Kikitos, com “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”.
Na TV, a primeira novela de Léa Garcia foi “Acorrentados”, de 1969, na Record. Antes disso, participou de programas como “Grande Teatro”, da TV Tupi, e “Vendem-se Terrenos no Céu”. Sua estreia na TV Globo aconteceu em 1970, em “Assim na Terra como no Céu”, obra de Dias Gomes.