O que é ‘Body Horror’? Conheça o subgênero do terror

Introduzido pelo crítico Phillip Brophy em 1983, o conceito ganhou notoriedade através de filmes que abordam o corpo humano de maneiras perturbadoras e explícitas

Introduzido em 1983, o o Body Horror ganhou notoriedade através de filmes que abordam o corpo humano de maneiras perturbadoras e explícitas
Introduzido em 1983, o o Body Horror ganhou notoriedade através de filmes que abordam o corpo humano de maneiras perturbadoras e explícitas – Crédito: Reprodução / Divulgação

Você já ouviu falar de Body Horror? Este subgênero do terror explora mutilações e transformações grotescas do corpo humano. Introduzido pelo crítico Phillip Brophy em 1983, o conceito ganhou notoriedade através de filmes que abordam o corpo humano de maneiras perturbadoras e explícitas.

Publicidade

No Body Horror, o terror vem da desfiguração física e da dor corporal. Um exemplo clássico é “A Mosca” de David Cronenberg, que mostra a transformação aterrorizante de seu protagonista em uma mosca gigante. Essas narrativas são construídas para provocar uma sensação visceral de desconforto e horror.

Novo filme de Demi Moore explora a temática do Body Horror

Na tentativa de reconquistar seu espaço na indústria cinematográfica, Demi Moore retorna às telonas com o filme “A Substância”. A obra promete explorar temas de rejuvenescimento e as pressões da sociedade sobre a aparência, especialmente no contexto de Hollywood. Estreando em 19 de outubro de 2024, o filme já é um dos mais aguardados do ano.

A trama de “A Substância” gira em torno de uma ex-estrela que se submete a um experimento arriscado para recuperar a juventude perdida e atender às expectativas da sociedade. O filme, dirigido por Coralie Fargeat, foi aclamado no Festival de Cannes 2024, recebendo o prêmio de Melhor Roteiro e sendo elogiado como um “clássico contemporâneo” no subgênero de terror chamado Body Horror.

Publicidade

Quais outros filmes também abordam a temática?

Entre cirurgiões sinistros, cientistas enlouquecidos, operações improvisadas e mudanças corporais drásticas, listamos alguns dos filmes mais marcantes deste subgênero. Confira alguns títulos que definem o horror corporal:

  • A Mosca (1986): Uma das obras-primas de David Cronenberg, conta a história de um cientista que acidentalmente funde seu DNA com o de uma mosca.
  • A Pele Que Habito (2011): Dirigido por Pedro Almodóvar, aborda a obsessão de um cirurgião com criações de pele sintética.

  • Raw (2016): Narra a vida de uma estudante de veterinária vegetariana que desenvolve um desejo por carne humana.
  • Excision (2012): Retrata uma adolescente perturbada que aspira a ser cirurgiã e mergulha em fantasias macabras.
  • Antiviral (2012): Primeiro longa-metragem de Brandon Cronenberg, mostra um futuro onde doenças virais de celebridades são mercantilizadas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.