A posição retrógrada de Mercúrio começou no dia 1º de abril e tem duração até o dia 25 de abril. O fenômeno astrológico ocorre quando o planeta Mercúrio parece se mover de leste para oeste em relação às estrelas, em vez de seu movimento usual de oeste para leste. Isso acontece devido à posição relativa da Terra e Mercúrio em suas órbitas ao redor do Sol.
Astronomicamente, não é que Mercúrio esteja se movendo para trás, mas sim que sua velocidade angular aparente em relação à Terra diminui, criando a ilusão de um movimento retrógrado. Já astrologicamente, o fenômeno é frequentemente associado a desafios de comunicação e resolução de questões pendentes.
Mercúrio retrógrado: período de revisão e reflexão
Durante esse período, é comum experimentar desentendimentos, atrasos em comunicações, problemas técnicos, dificuldades em viagens e contratempos em projetos que envolvam comunicação e negociação.
No entanto, nem todos os efeitos de Mercúrio retrógrado são negativos. Muitas pessoas usam esse período para reflexão, revisão e reavaliação de questões importantes em suas vidas. Pode ser um momento útil para resolver problemas pendentes, refletir sobre o passado e reconsiderar decisões. Também é uma oportunidade para finalizar projetos inacabados, revisar documentos importantes e reconectar-se com pessoas do passado.
Neste ano, as próximas retrogradações ocorrem entre o dia 5 de agosto a 28 de agosto de 2024 e 25 de novembro a 15 de dezembro. Segundo o astrólogo Marcelo Dalla, “temos que nos acostumar, porque o planeta fica retrógrado em média três semanas e três vezes ao ano. Há períodos em que nosso processo de pensamento é mais reflexivo” (via CNN).
“Podemos reaver objetos perdidos, reencontrar amigos, revisitar lugares do passado, retomar estudos, retomar antigas ideias, aprimorar o trabalho, elaborar melhor projetos, ideias e pensamentos, para que possamos entender melhor o mundo”, afirma.
* Sob supervisão de Lilian Coelho
Siga a gente no Google Notícias