O signo ascendente é um dos elementos principais da astrologia. Ele representa a sua personalidade externa, a maneira como você se apresenta ao mundo e a impressão que você causa nos outros. Enquanto o signo solar representa a essência do ser, o ascendente atua como uma espécie de máscara usada no mundo exterior.
Segundo a astróloga Giovana Guarnieri do Astrolink, site especializado em astrologia, o ascendente “é crucial para entender o temperamento, a aparência e a abordagem inicial da vida” e “pode revelar muito sobre a personalidade de cada um” (via CNN).
Além disso, o ascendente é fundamental na divisão das casas astrológicas em um mapa astral, determinando a primeira casa, que trata da identidade, aparência física e abordagem à vida.
Como descobrir o signo ascendente?
Enquanto o signo solar é determinado pela posição do Sol no momento do seu nascimento, o ascendente é determinado pelo signo que estava ascendendo no horizonte leste no momento exato do seu nascimento.
Assim, para descobri-lo, é necessário saber a hora exata do nascimento e localização geográfica, pois ele muda a cada duas horas. Com essa informação, você pode usar uma calculadora de mapa astral online ou consultar um astrólogo para calcular o seu mapa astral completo.
O processo envolve localizar a tabela correspondente à latitude do local de nascimento e cruzar essa informação com a hora exata de nascimento para encontrar o ascendente.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini