Indústria da moda

Quem é Yilan Hua, principal rosto de uma nova geração de modelos?

Nas passarelas, ela foge dos padrões tradicionais de beleza da etnia Han, que predominaram na China por séculos

Aos 24 anos, Yilan Hua é o principal rosto de uma nova geração de modelos chinesas populares, que inclui He Cong, Chu Wong e Ying Ouyana.
Yilan Hua durante passagem pelo tapete vermelho do Festival de Cannes – Reprodução/Instagram

Aos 24 anos, Yilan Hua é o principal rosto de uma nova geração de modelos chinesas populares, que inclui He Cong, Chu Wong e Ying Ouyana. Ela, com 1,80 m de altura, um cabelo preto comprido até os ombros, lábios cheios e nariz pontiagudo, apareceu em 89 passarelas no ano passado.

Publicidade

De acordo com o mecanismo de busca de moda Tagwalk, apesar de uma morte na família nesta temporada, que a manteve fora das passarelas por grande parte da Semana de Moda de Paris, Yilan Hua conseguiu superar suas concorrentes mais próximas, América González, da Venezuela, e Victoria Fawole, da Nigéria.

Yilan Hua faz parte de um grupo de modelos que fogem dos padrões tradicionais de beleza da etnia Han, que predominaram na China por séculos. “Yilan não necessariamente incorpora os padrões tradicionais de beleza reverenciados pelo público chinês”, escreveu Margaret Zhang, editora-chefe da Vogue China em um e-mail à Folha.

Hua foi escolhida para desfilar para alguns dos maiores nomes da indústria, incluindo Chanel, Fendi, Michael Kors, Stella McCartney e Christian Dior. Ela foi fotografada no tapete vermelho do Festival de Cannes e apareceu em editoriais de moda e campanhas publicitárias na Vogue e em outras revistas de moda.

Margaret Zhang diz que “o que a diferencia é que ela é uma verdadeira camaleoa”, define. “Qualquer fotógrafo ou estilista pode ver nela uma versão de mulher que estão buscando transmitir em seu trabalho, e como resultado ela não foi encaixotada em um único estético ou categoria de desfiles.”

Publicidade

Recentemente, Yilan Hua e sua equipe de gerenciamento se tornaram mais seletivos nas marcas com as quais trabalham, enquanto ela avalia seus próximos passos. As faixas etárias podem ter se ampliado um pouco nos últimos anos, mas ser modelo de passarela ainda é um trabalho de curta duração. Aquelas que resistem, como Liu Wen, a primeira supermodelo legítima da China, são poucas.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.