expectativa

The Crown: Veja cinco momentos que podem ser exibidos na última temporada

Em sua última temporada, The Crown pode exibir momentos que marcaram a história da monarquia britânica

The-Crown
O bilionário Mohamed Al-Fayed (Crédito: Getty Images)

A aclamada série de drama, ‘The Crown’, que conta o reinado da falecida rainha Elizabeth II, está chegando ao fim. A sua sexta e última temporada, que ainda não possui data de estreia, está deixando os fãs curiosos para saber quais eventos históricos serão retratados na produção, que está sendo mantida a sete chaves.

Publicidade

Os produtores da série, que teve a sua estreia em 2016, não esclareceram até que ponto ‘The Crown’ irá abordar. Porém, uma publicação recente da Netflix em seu perfil do X, antigo Twitter, serviu de guia para que uma linha temporal fosse estimada. A fotografia divulgada pela gigante do streaming exibe o casamento do atual rei, Charles III, com Camila, em uma cerimônia que aconteceu em 2005.

Logo, esta imagem sugere que a série irá retratar os acontecimentos da família real britânica de 1998 até, pelo menos, 2005. Contrariando a fala do criador do programa, que havia garantido que ‘The Crown’ não adentraria os anos 2000, segundo o portal Screen Rant.

O Aventuras na História selecionou alguns acontecimentos que se encaixam neste período e podem ser abordados na última temporada da produção, como os desdobramentos do falecimento da princesa Diana e o início do relacionamento do príncipe William com sua atual esposa, Kate Middleton.

1. Primeiro-ministro de Tony Blair

Desde a sua temporada inicial, grande foco foi dado aos primeiros-ministros que serviram a rainha Elizabeth II. Caso a produção se mantenha neste curso, a sexta temporada irá apresentar ao público, Tony Blair, primeiro-ministro eleito em 1997.

Publicidade

Blair, que na época de seu mandato era considerado o premiê mais jovem na história recente, presenciou e participou de acontecimentos importantes da Grã-Bretanha, como a assinatura do Acordo de Belfast em 1998, que colocou fim à violência entre o Reino Unido e a Irlanda. Além disso, a dinâmica entre o governo moderno, representado por Blair, e a tradição da monarquia, liderada por Elizabeth, também pode ser explorada.

Tony Blair – Crédito: Getty Images

2. Acusações do sogro de Diana

Outro personagem que, potencialmente, será explorado na série é Mohamed al-Fayed, falecido em dia 30 de agosto de 2023, mas que na época era apontado como sogro da princesa Diana. Em 1997, ano retratado pela quinta temporada de ‘The Crown’, seu filho, Dodi Fayed, era tido como o namorado de Diana.

No trágico acidente de 31 de agosto de 1997, que tirou a vida da princesa, Dodi também estava com ela no veículo, conforme repercutido pelo UOL. Desde então, Mohamed dedicou a sua vida para provar que o ocorrido não foi um acidente, e sim uma ação premeditada pela família real, que se encontrava descontente com o relacionamento de seu filho com a princesa, pois a mesma estaria grávida de Dodi. É importante ressaltar que as acusações nunca foram comprovadas.

Publicidade
O bilionário Mohamed Al-Fayed – Crédito: Getty Images

3. Mortes da Rainha Mãe e princesa Margaret

O início dos anos 2000 foi marcado por perdas pessoais para a rainha Elizabeth II. Em 9 de fevereiro de 2002, sua irmã, a princesa Margaret, faleceu em decorrência de um derrame, que interrompeu uma vida marcada por mágoas e conturbações, especialmente em seu relacionamento com a monarca, como retratado nas temporadas anteriores.

Outra tragédia assolou a família real em 2002, a Rainha Mãe também morreu naquele ano, em 30 de março, aos 101 anos, após lutar contra problemas de saúde. A proximidade de Elizabeth com a mãe e a irmã sugerem que ambos os acontecimentos devem ser retratados na temporada final.

Pintura representando a Rainha-mãe e fotografia da Princesa Margaret – Crédito: Domínio Público e Wikimedia Commons, sob licensa Creative Commons

4. Flertes de William e Britney Spears

Em razão deste recorte temporal, é possível que outra princesa faça uma aparição em ‘The Crown’. Britney Spears, conhecida mundialmente como a princesa do pop, quase adquiriu um verdadeiro título real. Segundo a cantora, ela e o atual príncipe de Gales mantiveram um “romance cibernético” em 2002.

Publicidade

Durante uma entrevista ao programa “The Frank Skinner”, a artista esclareceu como foi o flerte, algo que William afirma nunca ter ocorrido, como divulgado pelo UOL.

“Trocamos e-mails por um tempo e ele deveria vir me visitar em algum lugar [enquanto estava em turnê], mas não deu certo. E todo mundo estava: ‘Oh, ela o conheceu’ e nada disso aconteceu”, detalhou Spears ao programa “The Frank Skinner”.

No ano seguinte ao breve romance, o príncipe assumiu um relacionamento com Kate Middleton, com quem está casado há 12 anos e possui três filhos.

Publicidade
Britney Spears e o príncipe William em 2001 – Crédito: Getty Images

5. Atentados de 7 de julho

Em suas cinco temporadas,The Crown fez questão de retratar os eventos mais significantes para o Reino Unido, mesmo que isso significasse relembrar momentos trágicos. Logo, é provável que os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres sejam mencionados.

Nesta data, quatro terroristas de origem islâmica detonaram quatro explosivos dentro do metrô de Londres, causando a morte de 56 pessoas, incluindo eles mesmos. Este atentado também pode ser relembrado sob a ótica da coroa britânica, uma instituição tradicional que se viu pela primeira vez frente a questões modernas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.