A Universidade das Filipinas foi oficialmente invadida pela febre da Taylor Swift, com o lançamento de um curso de estudos sobre as celebridades, que examina especificamente a artista e seu impacto na cultura pop mundial.
O curso eletivo já tem mais de 300 inscrições, as quais foram preenchidas em poucos minutos, fator que levou a administração da universidade a abrir uma classe extra.
“Vamos tratar Taylor Swift como uma celebridade, o que significa que vamos olhar para ela pelas lentes de várias formas de pensar, como a intersecção de sexo, gênero e classe”, afirmou Cherish Brillon, professora do departamento de comunicações de rádio e TV, após sua primeira aula.
Brillon, uma declarada “swiftie” – como são popularmente chamados os fãs da cantora -, revelou que o curso também aborda a retratação midiática de Taylor e como ela é vista nas Filipinas sendo uma figura “transnacional“.
“Gostaria de aprofundar as questões sociais que enfrentamos em relação a Taylor Swift“, contou à Reuters a estudante Shyne Cañezal, uma swiftie desde a escola primária.
Universidades como Harvard, Stanford e Berklee College of Music já ofertaram cursos sobre a artista, falando sobre sua composição literária e sua discografia, entre outros tópicos.
Swift está na Ásia esta semana com sua turnê “The Eras Tour“, e deverá se apresentar em Singapura, sua única parada no Sudeste Asiático, de 2 a 9 de março. Mais de 300 mil ingressos foram vendidos.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini