PREPARATIVOS

A 100 dias de Paris, COB anuncia ações voltadas aos Jogos Olímpicos de 2024

O ministro do Esporte, André Fufuca, participou do evento de apresentação, realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro

COB anuncia ações voltadas aos Jogos Olímpicos de 2024
COB anuncia ações voltadas aos Jogos Olímpicos de 2024 – Créditos: Ronaldo Caldas / Ministério do Esporte

Para celebrar a marca de 100 dias para os Jogos Olímpicos Paris 2024, e apresentar detalhes sobre preparação e projetos voltados à competição, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou na noite desta quarta-feira (17) evento no Morro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve presente na cerimônia, com a secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques.

Publicidade

O presidente do COB, Paulo Wanderley, fez a abertura do evento e falou sobre a expectativa para a participação brasileira: “Os indicadores são que iremos melhorar os resultados de Tóquio. Tem sido assim em todos os eventos de que participamos, melhorando em relação ao evento anterior. O COB e as confederações estão confiantes no Time Brasil. A missão Paris será um grande sucesso“.

Durante a cerimônia foi anunciado o programa de embaixadores, que levará seis medalhistas olímpicos com a delegação brasileira, para ajudar e motivar os atletas do Brasil. São eles: Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Janeth Arcain (basquete), Virna (vôlei), Natália Falavigna (taekwondo), Thiago Camilo (judô), e Maurício (vôlei).

A iniciativa foi idealizada pelo presidente da entidade em 2019, mas ainda não havia sido colocada em prática por causa da pandemia de Covid 19. O grupo tem o objetivo de atender várias ações na competição, como trabalhar em conjunto com os atletas do Programa Vivência Olímpica e atuar com os competidores, levando um ambiente vencedor para o dia a dia das competições.

Os dois primeiros nomes confirmados para o Vivência Olímpica são Taiane Justino, do levantamento de peso, e Ryan Kainalo, do surfe. Pontos sobre o planejamento e o trabalho feito em toda a montagem da estrutura que o Brasil terá nos Jogos Olímpicos, além de vários projetos, também foram apresentados.

Publicidade

O evento também contou com um desfile feito por alguns atletas do Time Brasil, vestindo os uniformes que serão usados pela delegação na abertura dos Jogos Olímpicos e na viagem para a competição. O país tem 185 atletas confirmados nos Jogos de Paris, classificados em esportes individuais e coletivos.

Incentivo do Governo Federal

André Fufuca ressaltou a importância do Bolsa Atleta na soma de esforços para o sucesso da competição: “Sem sombra de dúvidas ficamos muito satisfeitos em ver um programa, que nasceu com muito esforço, dar resultados efetivos”. Ele apontou ainda a convicção de que o Brasil vai bater o recorde que superou no Japão. Estou muito otimista, eu acredito muito no potencial do nosso país

O Brasil espera quebrar o recorde de medalhas conquistadas. São 7 de ouro, no Rio e em Tóquio. Na capital japonesa, foram 21, no total. O Ministério do Esporte trabalha de forma significativa no apoio aos atletas brasileiros que participarão dos Jogos Olímpicos e que podem ajudar o Brasil a bater essas metas.

Publicidade

Maior programa de incentivo direto a atletas no mundo, o Bolsa Atleta investe cerca de R$ 121 milhões alocados em 2023 para a preparação dos competidores. Este ano, a previsão é destinar mais de R$ 146 milhões para a renovação e inscrição de novos contemplados. São mais de 9,2 mil atletas beneficiados.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.