A Arábia Saudita formalizou nesta segunda-feira (9) a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034. Alegando apoio de mais de 70 nações diferentes, a Federação Saudita de Futebol (SAFF) enviou uma carta de intenção à Fifa, entidade máxima do futebol.
“Na semana passada, nós anunciamos nossas ambições de sediar a Copa do Mundo de 2034, e esta inscrição continua nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. Estamos extremamente comprometidos em apresentar a candidatura mais competitiva possível que também vai ajudar a unir o mundo por meio do futebol”, diz Yasser Al Misehal, presidente da federação saudita.
A Fifa estabeleceu que a edição de 2034 do Mundial será realizado na Ásia e/ou Oceania. Os países destes continentes têm até o dia 31 de outubro para oficializarem suas candidaturas junto à Fifa. O vencedor deve ser eleito a partir do último trimestre do próximo ano.
A federação saudita desistiu de concorrer à sede da Copa do Mundo de 2030 por conta da força da candidatura tripla entre Espanha, Portugal e Marrocos, como apontou a imprensa espanhola – esta edição terá partidas específicas na América do Sul, como o jogo de abertura no Uruguai.
It’s official! We have submitted our Letter of Intent to FIFA for hosting the 2034 FIFA World Cup ✅
This move marks the first formal step in our bid process and confirms our complete commitment to #Saudi2034. This comes after SAFF received support from over 70 Member… pic.twitter.com/DqieSDVo19
— الاتحاد السعودي لكرة القدم (@saudiFF) October 9, 2023
Hoje, o futebol da Arábia Saudita conta com grandes estrelas nos clubes, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema. O trio estrelado faz parte do forte investimento do país na modalidade.