Nesta terça-feira, 7, o Shakhtar Donetsk recebeu o Barcelona, em Hamburgo, na Alemanha, em partida válida pela fase de grupos da Champions League. Após conquistar 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos, a equipe catalã tropeçou contra os ucranianos e perdeu por 1 a 0.
Apesar de um início marcado por um Barcelona dominante, a equipe da Catalunha teve controle das ações, mas não foi objetiva suficiente para abrir o placar. Em contrapartida, o Shakhtar ficava menos com a bola, mas já ensaiava alguns contra-ataques que poderiam complicar a vida do Barça. Além disso, Ter Stegen teve que fazer pelo menos uma defesa importante.
Até que, aos 39 minutos, Sikan apareceu na grande área para abrir o placar, aproveitando cruzamento vindo da esquerda, o atacante subiu com liberdade e cabeceou firme para o fundo do gol. Sendo assim, o Barcelona, que parecia controlar o jogo, não teve atitude o suficiente e desceu para o vestiário com a desvantagem. Intervalo! 1 a 0.
Na volta para a segunda etapa, o Barcelona pressionou em busca do empate, tentando forçar a equipe ucraniana ao erro. Porém, mesmo com o ímpeto ofensivo dos catalães, o Shakhtar ainda encontrou espaços para contra-atacar e, mais do que isso, levar perigo à meta defendida por Ter Stegen.
João Félix entrou na segunda etapa, com o objetivo de intensificar os ataques do Barcelona, que não vinha tendo bom aproveitamento com Ferran Torres. Newerton, atacante formado nas categorias de base do São Paulo, marcou o segundo do clube ucraniano, mas o tento foi anulado por impedimento e o placar foi mantido. Fim de jogo! 1 a 0.